O Caminho

Caminho de Santiago

Entre os cristãos as peregrinações remontam ao Antigo Testamento, iniciando-se com o êxodo do povo eleito para a Terra Prometida. Jesus Cristo também peregrinou a Jerusalém, mas se Jerusalém e Roma foram os grandes pólos de difusão do cristianismo, a Santiago de Compostela coube o privilégio de ter sido, ao longo de todo o segundo milénio, a grande confluência da rede viária europeia por onde correu a pregação do Evangelho.

Os Caminhos de Santiago são por isso um denominador comum da cultura europeia pelo que estes itinerários, que são espaços públicos de convergência e harmonia, devam ser respeitados e promovidos. Neles, qualquer caminhante se sente um cidadão do mundo, o que lhe dá a oportunidade de perspetivar as suas convições num sentido universal de abertura e de tolerância.

O Caminho de Santiago é uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior. Desde então, pessoas das mais diversas procedências percorrem os Caminhos que conduzem à Catedral onde se veneram as relíquias do Santo Apóstolo, dando origem a um fenómeno que se mantém e reforça de dia para dia.

As peregrinações a Santiago de Compostela a partir de Portugal intensificam-se no Século XII com a independência do país, assumindo assim, particular relevo a estrada real Porto/Barcelos/Ponte de Lima/Valença onde confluem quase todas as demais, reforçando este percurso como a espinha dorsal dos caminhos portugueses de Santiago.

O Caminho Português de Santiago, faz uso de trajetos antigos que cruzam bosques, campos agrícolas, aldeias, vilas e cidades históricas assim como, cursos de água através de pontes, algumas deixadas pela ocupação romana. O Caminho é ainda marcado por capelas, igrejas, conventos, alminhas e cruzeiros, nos quais não falta a imagem do Apóstolo Santiago.

Por aqui passaram multidões de gente anónima, caminheiros, viajantes, almocreves, mercadores, feirantes e romeiros, mas também, reis, nobres e clero. Contudo, o Caminho é também uma oportunidade de descobrir a hospitalidade das gentes do Norte de Portugal e da Galiza.O seu vasto património arquitetónico, as suas seculares tradições culturais e a sua riquíssima gastronomia são de grande valor histórico.

Aceite o nosso desafio e venha descobrir o Caminho Português de Santiago!

Places in O Caminho

Ver Mais  

Articles

Ver Mais  

O Caminho começa agora: por que reservar já é a melhor decisão para 2026

A Portugal Green Walks estará ao seu lado para organizar uma viagem sem imprevistos, pensada nos mínimos detalhes. Se ainda restam dúvidas, aqui vão os motivos pelos quais você deve reservar já sua experiência no Caminho de Santiago para 2026:   Reservar com antecedência é sinônimo de qualidade e tranquilidade A primavera e o outono são as épocas mais procuradas …

Continue reading  

8 curiosidades sobre as cidades do Caminho Português: Valença

Localizada bem na fronteira com a Galícia, Valença é um destino cheio de charme e história, com séculos de vivência e um espírito próprio que atrai pessoas do mundo todo. Seu monumento mais marcante é a fortaleza que envolve o centro histórico, mas há muitas outras curiosidades surpreendentes que valem a pena conhecer…   1. A fortaleza de Valença é …

Continue reading  

Apoio entre Peregrinos: Construindo Laços no Caminho

Mesmo sendo uma jornada com motivações pessoais, ninguém percorre o Caminho sozinho. Ao longo da rota, encontramos desconhecidos que rapidamente se tornam companheiros e cúmplices — peregrinos que estão vivendo a mesma experiência e com quem nos identificamos. Seja por meio de gestos simples, como uma palavra de incentivo ou uma caminhada em silêncio lado a lado. É nesse apoio …

Continue reading