Caminho da Costa

O Caminho Português da Costa acompanha o Atlântico e as suas belas praias, ligando as cidades e vilas com forte ligação ao mar até encontrar, em Redondela, o Caminho Central.

Nos vários Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela os Caminhos Portugueses têm especial uma importância. Uma das principais características é o vasto número de Caminhos que na Idade Média, percorriam o território português em direção a Compostela. O Caminho Português da Costa tinha uma grande importância já que por ele seguiam peregrinos provenientes das terras ocidentais de Portugal.

Este caminho da costa, partindo do Porto e passando pelos atuais concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Já na Galiza, desde A Guarda até Redondela (68 km de caminho monacal, o itinerário transcorre por: A Guarda, O Rosal, Oia, Baiona, Nigran, Vigo, Redondela) cruza com o caminho que vem de Tui. O itinerário completo desde o Porto até Santiago, passando por La Guardia e Vigo, é de cerca de 260 km de Peregrinação.

Como se pode constatar Baiona desempenha um importante papel neste Caminho pela sua localização, pelo seu potencial histórico e por manter no seu património vários elementos que comprovam a devoção xacobea.

Quando se aborda o Caminho Português de Santiago não se pode falar, com rigor, de um único trajeto. Sendo certo que os peregrinos usavam a rede viária disponível, ao longo dos tempos as escolhas das vias de peregrinação multiplicaram-se, acomodando o gradual aumento de opções que foram sendo disponibilizadas. Neste contexto, o Caminho Português da Costa assume-se como uma derivação do Caminho Português Central, como uma alternativa de ligação à Galiza. Usando este caminho e a partir do território português era possível alcançar a Galiza através da travessia do Rio Minho, quer ela fosse feita ligando Caminha a “La Guarda” e “Baiona” ou seguindo o Rio Minho até Vila Nova de Cerveira e daí continuando para Valença e Tui.

Porto - Santiago (Camino da Costa)

Porto – Santiago (Pela Costa)

A invicta cidade do Porto é o natural ponte de ponto de partida para esta inesquecível viagem. Desde o Porto até Santiago sugerimos 13 etapas inesquecíveis, ligando cidades e vilas históricas que desde tempos longínquos acolhem Peregrinos para Compostela pelo Caminho da Costa.

Viana do Castelo - Santiago

Viana do Castelo – Santiago

Viana do Castelo é terra de gente ligada ao mar e aos seus segredos. Muitos foram os que daqui partiram à descoberta de novos mundos. Viana do Castelo é um local carregado de história e uma boa sugestão para iniciar o seu Caminho Português da Costa.

Caminha- Santiago

Caminha – Santiago

A histórica cidade de Caminha, guarda a foz do rio Minho e fronteira com Espanha à muitos séculos. Daqui se avista Espanha do outro lado do rio que se alcança numa bela travessia de ferry. Haverá melhor forma de iniciar o seu Caminho?

Cycling the Coastal Way

Caminho da Costa em bicicleta

Para os amantes das bicicletas, o Caminho Português da Costa, entre o Porto e Santiago de Compostela será uma inesquecível experiencia e um desafio a superar. Providenciamos bicicletas adaptadas ao percurso e podemos ajustar as etapas ao seu nível de preparação.

Places in Caminho da Costa

Ver Mais  

Articles

Ver Mais  

O Caminho começa agora: por que reservar já é a melhor decisão para 2026

A Portugal Green Walks estará ao seu lado para organizar uma viagem sem imprevistos, pensada nos mínimos detalhes. Se ainda restam dúvidas, aqui vão os motivos pelos quais você deve reservar já sua experiência no Caminho de Santiago para 2026:   Reservar com antecedência é sinônimo de qualidade e tranquilidade A primavera e o outono são as épocas mais procuradas …

Continue reading  

8 curiosidades sobre as cidades do Caminho Português: Valença

Localizada bem na fronteira com a Galícia, Valença é um destino cheio de charme e história, com séculos de vivência e um espírito próprio que atrai pessoas do mundo todo. Seu monumento mais marcante é a fortaleza que envolve o centro histórico, mas há muitas outras curiosidades surpreendentes que valem a pena conhecer…   1. A fortaleza de Valença é …

Continue reading  

Apoio entre Peregrinos: Construindo Laços no Caminho

Mesmo sendo uma jornada com motivações pessoais, ninguém percorre o Caminho sozinho. Ao longo da rota, encontramos desconhecidos que rapidamente se tornam companheiros e cúmplices — peregrinos que estão vivendo a mesma experiência e com quem nos identificamos. Seja por meio de gestos simples, como uma palavra de incentivo ou uma caminhada em silêncio lado a lado. É nesse apoio …

Continue reading