A experiência transformadora da Variante Espiritual do Salnés

Descubra a Variante Espiritual do Salnés, do Caminho Português de Santiago!

A Variante Espiritual do Salnés, do Caminho Português de Santiago, une este caminho com a rota Translatio, também conhecida como rota do Mar de Arousa e do rio Ulla – a origem de todos os caminhos de Santiago.

Organizada em três etapas, totalizando 75 km, a Variante se inicia em Pontevedra e termina em Pontecesures, onde se une à última etapa do Caminho Português. Desde Armenteira, o Caminho nos leva pela Rota da Pedra e da Água, conhecida como uma das mais belas da Galiza.

Essa não é apenas uma rota física, mas uma jornada de profunda introspecção e conexão espiritual. Ao percorrer a mesma rota que, segundo a tradição, os discípulos do Apóstolo Santiago utilizaram para transportar seus restos mortais, os peregrinos se sentem parte de uma história milenar. Caminhar ou navegar por essa rota é um ato de homenagem e reflexão, proporcionando um sentido profundo de continuidade e espiritualidade.

A Rota da Pedra e da Água, com sua exuberante vegetação e tranquilidade, oferece um ambiente perfeito para a meditação e a contemplação. A natureza ao longo do caminho convida os peregrinos a desacelerar, respirar profundamente e conectar-se com o mundo ao seu redor, promovendo um sentimento de paz interior.

Além disso, a possibilidade de realizar parte do percurso de barco acrescenta uma dimensão única à peregrinação. Navegar pelas águas da ria de Arousa e do rio Ulla não só recria o trajeto dos restos mortais do Apóstolo, mas também oferece uma perspectiva diferente da paisagem, permitindo uma imersão completa na Via Sacra marítimo-fluvial.

 

A origem da rota

No ano 44 DC, por ordem de Herodes Agripa I, o Apóstolo Santiago, que tinha regressado a Jerusalém depois de pregar alguns anos nos territórios de Hispania (a atual Espanha), foi decapitado.

Os poucos discípulos hispânicos que o seguiram para Jerusalém, roubaram o corpo e transportaram-no numa barca de pedra, sem tripulação, que, guiada pelos anjos e por uma estrela, foi conduzida para a foz do rio Ulla, até atracar em Iria Flavia, a atual cidade de Padrón.

A pé, de bicicleta… e de barco

Uma das peculiaridades dessa Variante reside na possibilidade de efetuar uma parte da última etapa de barco, entre Vilanova de Arousa e Pontecesures, navegando nas águas da ria de Arousa e terminando no último tramo navegável do rio Ulla.

Realiza-se, então, o mesmo trajeto que seguiram os restos mortais do Apóstolo Santiago, na sua viagem a Santiago de Compostela, por uma área natural de grande beleza, visitando a única Via Sacra marítimo-fluvial do mundo, na qual se podem contemplar dezessete cruzeiros centenários que identificam este Caminho de Santiago como a Translatio, a origem de todos os caminhos.

As três etapas

Dia 1

A primeira etapa da Variante Espiritual do Salnés inicia-se na bela cidade de Pontevedra. Cerca de 2 km após Pontevedra, inicia a Variante, deixando o Caminho Português (sendo que essa rota alternativa pode ser organizada em qualquer um dos nossos programas de caminhada pelo Caminho de Santiago). Passará pelo imponente Mosteiro de Poio, para daí seguir para a vila costeira de Combarro. Aí, iniciará uma longa subida em direção ao Mosteiro de Armenteira, onde termina este dia.

Dia 2

A segunda etapa dessa Variante é uma das mais belas do Caminho. Após deixar Armenteira, seguirá a Rota da Pedra e da Água, um trilho que segue paralelo ao rio Armenteira, rodeado de uma exuberante vegetação e recantos encantadores. Seguirá para Ribadumia e Pontearnelas, até chegar à costa em Vilanova de Arousa, onde termina mais um dia.

Dia 3

A terceira e última etapa oferece duas alternativas. Pode seguir caminhando pelas margens da ria de Arousa e do rio Ulla, desde Vilanova de Arousa até Pontecesures, passando por uma série de vilas e aldeias piscatórias. A alternativa à caminhada é a rota marítima, chamada Translatio. Existem várias empresas locais que efetuam esta travessia marítima (com disponibilidade condicionada às marés).

Neste trajeto marítimo, vai desfrutar de uma paisagem magnífica, observando de perto as inúmeras plataformas flutuantes de criação de marisco – as “bateas” -, percorrendo a única Via Sacra marítimo-fluvial do mundo, uma coleção de 17 cruzeiros que sinalizam o percurso do Apóstolo. No final, a rota marítima reencontra o Caminho Português em Pontecesures, para chegar a Padrón, após uma breve caminhada.Catedral de Santiago de Compostela

Reserve já hoje a sua viagem para o próximo ano e faça o primeiro depósito (25%) só em janeiro de 2025, com flexibilidade no cancelamento (gratuito até 30 dias).

Temos uma equipe pronta para o ajudar – contacte-nos! – info@caminhoportosantiago.com