Por isso, ao longo dos anos, é normal que os peregrinos da travessia criem seus rituais, na chegada à cidade de Santiago de Compostela.
Nesse artigo, abordamos os 4 principais rituais espirituais que não pode perder, na chegada a Santiago!
O Abraço ao Apóstolo
A Capela Maior, banhada a ouro e de feitios que combinam várias arquiteturas numa só, é o ápice da viagem de muitos peregrinos. Vai reparar numa estátua, no topo de escadas, e, em princípio, com uma enorme fila de pessoas esperando para abraça-la.
Essa é a representação do Apóstolo de Jesus, um dos rituais espirituais na chegada a Santiago de Compostela mais antigos da peregrinação, que consagra o final da travessia, para muitas pessoas. No entanto, ainda há tanto por fazer.
Assistir à missa dos peregrinos
Essa celebração acontece todos os dias, às 07h30, 09h30, 12h00 e às 19h30. (no verão, são realizadas mais, pelo aumento do número de peregrinos).
No começo da missa, os fiéis são recebidos com uma lista de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela e foram à oficina do peregrino, nas últimas 24 horas.
O Botafumeiro
Geralmente, quando imaginamos uma missa na catedral em que está o túmulo do apóstolo de Jesus, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de um dos rituais espirituais na chegada a Santiago de Compostela mais conhecidos.
O Botafumeiro é uma imagem bem conhecida de todos os peregrinos, que sonham em ver o gigante instrumento voando sobre o templo, enquanto ouvem os nomes das pessoas que terminaram o trecho milenar.
No entanto, este, supostamente, serve dois propósitos antigos. Primeiro, temos sempre os rituais religiosos. Como eram muitas pessoas peregrinando até Santiago, o Botafumeiro funciona da mesma forma que um incensário, nas mãos do sacerdote, representando a atitude dos crentes que chegavam a Santiago. Tal como eles, o incensário gigante chega mais perto do Espírito Santo, por simular um voo, batizando toda a igreja com o aroma intenso do incenso e de Cristo.
Em segundo lugar, dizem as más línguas que o Botafumeiro era uma forma de disfarçar o cheiro dos peregrinos ao chegarem à catedral. Depois de tantos meses sem tomar banho, caminhando, era normal que o cheiro não fosse o mais agradável, à chegada. Mas este é mais um mito!
A visita ao Pórtico da Glória
Depois de 10 anos sendo restaurado, em 2018, o Pórtico da Glória foi, novamente, aberto ao público. Esta estrutura arquitetônica do século XII é uma das mais importantes e conceituadas obras de arte sacra espanhola e, quem sabe, do planeta.
Aqui, estão representadas várias figuras importantes do cristianismo e as fases da vida e da morte. O acesso é atualmente feito através do museu da catedral e integrado em uma das várias opções de visita ao museu. O Pórtico da Glória é uma peça única e centenária, por isso sua proteção é muito rigorosa. No passado, existia uma tradição que parecia não agradar aos sacerdotes de Compostela.
Quem desenhou e criou o Pórtico da Glória foi o Mestre Mateo. Mesmo com tão poucos relatos sobre ele, o Mestre Mateo tornou-se um ícone para os peregrinos de todo o mundo, tendo ficado parte dos seus rituais. Entre todas as maravilhosas peças que podemos encontrar no pórtico, está o Santo dos Croques que, segundo a lenda, é o próprio Mateo arrependido por ter se esculpido ao lado de Deus.
Ao longo dos séculos, os peregrinos tinham o hábito de bater 3 vezes, cabeça com cabeça, na estátua do antigo mestre. A ideia era passar a sua inteligência e sabedoria àqueles que faziam o Caminho.
Porém, para evitar danos, o ritual teve de ser proibido e desincentivado, já que a escultura estava começando sofrer com o desgaste do tempo e do impacto das testas alheias.
Reserve já hoje a sua viagem para o próximo ano e faça o primeiro depósito (25%) só em janeiro de 2025, com flexibilidade no cancelamento (gratuito até 30 dias).
Temos uma equipe pronta para o ajudar – contacte-nos! – info@caminhoportosantiago.com