Qualquer que seja a rota escolhida ou mesmo a motivação, o Caminho de Santiago é uma experiência única!
A pé ou de bicicleta, propomos dias intensos, em parte pelo itinerário, mas também pelo desafio pessoal.
O contacto com a Natureza, com as comunidades e culturas locais é enriquecido pela descoberta de seus recursos pessoais interiores, transformando seu Caminho num percurso profundo e gratificante.
Caminho de História
O Caminho de Santiago é uma rota seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago Maior.
Desde então, pessoas das mais diversas procedências percorrem o Caminho que conduz à Catedral, onde se veneram as relíquias do Santo Apóstolo, dando origem a um fenômeno que se mantém e se reforça a cada dia que passa.
Desde a Idade Média, o Caminho de Santiago significa, na história do Ocidente, uma das mais importantes vias de peregrinações e intercâmbios de cultura. Todos os países da Europa medieval contribuíram ativamente para a sua criação e, na realidade, nenhuma nação lhe é historicamente estranha.
Rotas e Itinerários
O Caminho de Santiago, na verdade, tem vários caminhos, todos eles apaixonantes!
O tranquilo Caminho da Costa, que começa no Porto e segue o Oceano Atlântico até à Galícia, oferece o contato com a beleza incomparável do mar e das comunidades costeiras que dele dependem. Ao longo de 260 km de bonitas cidades cheias de história, como Vila do Conde, Viana do Castelo, Caminha, La Guardia, Baiona e Vigo, vai encontrar paisagens variadas de praias e campos agrícolas, florestas, colinas, montanhas e rios. Entre estes, vai descobrir inúmeras igrejas, mosteiros, fortalezas e pontes medievais.
Se seguir o Caminho Português Central, as paisagens verdejantes são igualmente deslumbrantes, com estradas e pontes romanas, rios caudalosos, cidades medievais, fortalezas e um folclore fascinante. Nesses 245 km, descubra as muitas cidades encantadoras e zonas rurais que, outrora, fizeram parte dessa importante rota comercial, cultural e espiritual.
Cultura e Tradição
Além de alimentar a alma, o Caminho de Santiago também alimenta o intelecto e… o estômago!
Logo no início do trajeto, no Porto, você irá avistar a Torre dos Clérigos. Conhecerá a história do Galo de Barcelos e passará pelo S. Bento da Porta Aberta, local de famosas romarias. Já em solo espanhol, o centro histórico de Pontevedra é um belo exemplo de recuperação de patrimônio, seguindo caminho até à praça do Obradoiro e à Catedral, em Santiago de Compostela, onde o Apóstolo nos aguarda.
A acompanhar, o “combustível” são os pratos de peixe fresco da nossa costa (robalo, pescada, dourada), o bacalhau à Brás ou rojões, regados com vinho do Porto ou vinho alvarinho no Alto Minho. Na Galícia, não perca as melhores ostras em Arcade e também o pulpo a la Gallega.
Um Caminho, várias culturas
Qualquer que seja a opção escolhida, é certo que vai construir memórias e viver o mistério de um dos mais antigos percursos de peregrinação do mundo.
Você viverá uma experiência transformadora, profundamente enriquecida pelas pessoas que encontrar, estejam elas seguindo o Caminho ou vivendo ao longo do percurso.
Além das melhores rotas e itinerários, para garantir um merecido descanso no final de cada viagem, selecionamos os melhores alojamentos e cuidamos dos transferes e do transporte das bagagens!
Quer fazer o Caminho de Santiago? Temos uma equipe pronta para o ajudar – contacte-nos! – info@caminhoportosantiago.com