O Caminho de Santiago é uma experiência única e transformadora para peregrinos de todo o mundo, em qualquer fase da vida que a jornada seja feita.
No entanto, ele exige alguma preparação (física e mental, sobretudo), e por isso planejar esta peregrinação com tempo é o ideal. E sempre contando com o apoio da Portugal Green Walks em todas as etapas, é claro!
Assim, lhe damos cinco razões – entre as inúmeras que existem – para se preparar para fazer o Caminho de Santiago já em 2025!
1 – Conexão com a natureza e com a cultura
O Caminho de Santiago atravessa algumas das paisagens mais bonitas e variadas da Espanha e de Portugal. Desde a linha de costa portuguesa até as colinas verdes da Galiza, passando por vilarejos pitorescos e vinhedos encantadores, o caminho oferece uma conexão única com a natureza. O Caminho é também um museu a céu aberto, repleto de igrejas, mosteiros e pontes históricas. Cada etapa da rota oferece uma nova descoberta, desde as construções românicas até as tradições locais que datam de séculos. Você vai aprender a revisitar como, em tempos antigos, as viagens eram feitas, e conhecer milhares de lugares que nunca na vida pensaria visitar.
2 – Benefícios para a saúde física e mental
Caminhar longas distâncias tem inúmeros benefícios para a saúde física, como o fortalecimento dos músculos e a melhoria da resistência cardiovascular. Andar, seja a pé, de bicicleta ou correndo, numa distância de 20 a 25 km por etapa, é um exercício que requer preparo físico de qualquer pessoa. Além disso, o Caminho de Santiago é conhecido por seus benefícios para a saúde mental, ajudando a reduzir o estresse e a promover a clareza mental – uma jornada tanto externa quanto interna. Fazer o Caminho em 2025 pode ser uma forma de reiniciar sua mente e seu corpo.
3 – Conhecer muitas pessoas novas
Bom para os mais tímidos trabalharem suas capacidades sociais e ótimo para os extrovertidos, já que o Caminho de Santiago está repleto de pessoas. Seja nas cidades, povoações, cafés ou no percurso, é verdade quando dizem que “nunca se faz o Caminho sozinho”. Há casos de amizades criadas durante a caminhada e que duram uma vida inteira (e certamente haverá casos de amores construídos pelo percurso). O espírito do Caminho, com o sentimento de pertencimento a uma comunidade e de um objetivo em comum, facilita as ligações entre os peregrinos.
4 – Explorar novos Caminhos
O Caminho de Santiago não precisa, necessariamente, terminar em Santiago! Apresentamos o Caminho de Muxia, importante local do culto a Santiago na Galiza (também chamada por alguns de Galícia), de onde se relatam feitos milagrosos, como o aparecimento em carne mortal da Virgem. Aqui, encontra o santuário enquadrado por um ambiente de impressionante beleza, que conserva as pedras que a tradição associa com o casco, a vela e o timão da barca de pedra que trouxe a Virgem a esta terra, para dar ânimo ao Apóstolo na sua tarefa evangelizadora. O templo, muito sóbrio e concluído no século passado com duas torres, mostra no interior um magnífico retábulo barroco presidido pela Virgem. Por estes monumentos de encantadora história, muitos dos peregrinos que decidem prolongar a sua caminhada até Finisterre, lá chegados, decidem continuar para norte, até Muxia.
5 – Momento religioso para muitos peregrinos
Nem todos os peregrinos são pessoas religiosas, mas o Caminho de Santiago tem uma forte ligação histórica com o Cristianismo. Mesmo os agnósticos e ateus que percorrem o Caminho não ficam indiferentes. Seja pela viagem, pela companhia ou pela sensação de missão cumprida, a chegada a Santiago de Compostela e os destinos ao longo do percurso impressionam qualquer um. É uma jornada de autoconsciência e autodescoberta, de explorar seus limites e objetivos. É natural sentir uma variedade de emoções devido à magia e paixão que envolvem essa caminhada.
Reserve já hoje a sua viagem para o próximo ano e faça o primeiro depósito (25%) só em janeiro de 2025, com flexibilidade no cancelamento (gratuito até 30 dias).
Temos uma equipe pronta para ajudá-lo – contate-nos! – info@caminhoportosantiago.com